Quem Somos | Central de Atendimento | Clientes

 

LiveZilla Live Chat Software

Caruncho Biologia do Inseto

Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados. Infestam também produtos industrializados como massas (macarrão), rações de animais e biscoitos.

A ação desses insetos nos produtos armazenados deprecia o produto qualitativamente e quantitativamente, causando perda de peso, depreciação do produto para consumo e perda do valor comercial.

Esses insetos ao infestarem produtos armazenados encontram alimento fácil em quantidade e qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis. Possuem elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa.

Características dos Carunchos

  • Pragas primárias: o adulto rompe a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta. Como exemplo temos o caruncho do milho e do feijão

  • Pragas secundárias: se alimentam da parte externa do grão ou quando danificados pelas pragas primárias. Infestam farelos, farinhas e rações. A fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato, as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão.

São conhecidas cerca de 600 espécies de besouros (coleópteros) infestando produtos armazenados. As larvas em muitos casos são as responsáveis pelos danos ao produto, uma vez que em muitas espécies o adulto não se alimenta.

Caruncho da farinha - Tribolium castaneum

Besouro de coloração castanho avermelhado e corpo achatado. Os adultos são conhecidos como pragas secundárias, alimentando-se de grãos partidos ou fragmentados e de seus subprotudos, como farinhas. As larvas são móveis e alimentam-se preferencialmente de farelos e resíduos. Vivem dentro de ambientes e equipamentos produtivos, como tubulações, roscas, peneiras, filtros e silos. Apresentam capacidade de penetração em embalagens.

Caruncho Gorgulho - Sitophilus spp.

Dentre as espécies de gorgulhos, a mais comum é o S. granarius, conhecido popularmente como gorgulho do trigo. Encontra-se distribuído em todos os continentes, atacando cereais e produtos acabados. São insetos de coloração escura, tendo o tórax com pontuações  arredondadas e estrias nos élitros. Rostro longo e saliente com se fosse um bico. São pragas primárias, sendo que seus ovos são postos no interior dos grãos, onde a larva se desenvolve consumindo todo seu interior, causando grande prejuízo à produção de cereais.

Caruncho do fumo - Lasioderma serricorne

São besouros de coloração castanho avermelhada, corpo ovalado recoberto por pequenos filamentos pilosos, tendo sua cabeça escondida pelo pronoto. Originada historicamente do fumo armazenado se disseminou por todos os tipos de produtos alimentícios secos, principalmente o cacau e chocolate, onde se tornou uma das principais pragas. Os adultos não se alimentam e apresentam vida curta, no entanto são voadores eficientes, apresentando atração luminosa e capacidade de penetração em embalagens alimentícias.

Caruncho dos cereais - Rysopertha Dominica

Esse besouro ocorre no mundo todo, constituindo-se em uma importante praga dos cereais, sendo considerada a mais voraz e danosa. São insetos de coloração castanho escuro, corpo cilíndrico, cabeça grande e escondida no pronoto, tendo élitros pontuados. Os adultos alimentam-se vorazmente produzindo grande quantidade de resíduo farináceo, o que facilita uma infestação secundária. Voam ativamente e apresentam vida longa. Atacam vários tipos de cereais, principalmente arroz, milho, cevada, centeio, trigo e seus subprodutos.

 

 

Central de Atendimento - Ligue Grátis - 0800.701.4022 | Central de Vendas - (21) 2504-5525 | Reclamações - sac@tamandua.com.br

Horário do Atendimento via Telefone ou Chat : Segunda à Sexta das 8:00 hs às 18:00 hs / Sábado das 8:00 hs às 12:00 hs - exceto feriados

Avenida Paulo de Frontin, 600 - Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ - 20261-240

 

 

 

facebook  twitter  inea