?
Quem Somos | Central de Atendimento | Clientes

 

LiveZilla Live Chat Software

 

orçamento de dedetização

 

 

duvida de dedetização

 

 

agendar dedetização

 

Baratas Biologia e Como Dedetizar

É de cerca de 350. 000.000 ( trezentos e cinqüenta milhões de anos ), a idade aproximada da barata, a julgar pelos fósseis já encontrados desse notável inseto. Se imaginarmos que o homem assumiu sua posição bipedal a não mais de 8 ou 9 milhões de anos atrás, veremos que a barata é bem anterior a espécie humana na face da terra. Não há continente (exceto a Antártida ), não há país, não há ilha que não possua pelo menos uma das 4.000 espécies de baratas já descritas, das quais pelo menos uma dúzia nos representam problemas, por terem sofrido um processo de sinantropia, ou seja, sentiram-se atraídas ao convívio humano. As baratas estão entre os grupos de insetos mais antigos e de maior capacidade de adaptação encontrados na face da terra.
Estudos em andamento no Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas apontam: há mais de 200 baratas por habitante em São Paulo, o que firma a cidade como uma das cinco mais embaratadas do mundo – ao lado da Cidade do México, Tóquio, Miame e Johannesburgo. Trocando em miúdos, isso quer dizer que pelo menos 3 bilhões desses insetos respiram o mesmo ar que você, paulistano.” Não existe restaurante em São Paulo que jamais tenha sido visitado por barata. Quase ninguém escapa: segundo o instituto, 70% de todas as residências da capital mantêm sua colôniazinha de baratas. Paradoxalmente, a tentativa de eliminá-las acabou gerando uma SUPER BARATA, sobreviventes de antigas dedetizações que ficaram imunes a alguns venenos.

Seus poderes naturais vão desde sobreviver a explosão atômica, ficar quarenta dias sem comida, sete dias sem água e quarenta dias sem respirar, até ressuscitar depois de ter sido congelada viva a 5º C, seu metabolismo cai a zero e as funções vitais praticamente param. Descongeladas, a espécie Periplaneta americana, por exemplo, sai andando ou nadando. Aliás, são ótimas nadadoras: bóiam e se movimentam com as patas. Numa enchente, quando o esgoto transborda, simplesmente mudam de endereço e, assim inauguram novas colônias que ajudam a disseminar a praga.
Medir forças com baratas é tarefa ingrata : além de atletas, são superdotadas de sentidos, de forma que possuem uma carapaça de células sensíveis à luz e antenas que servem e tato,           olfato e detector de veneno. Um monstro tecnológico. Para dar tanto olé em nossa ingênua e frágil espécie, além da experiências maturada por milhões de anos, elas cultivam a virtude de driblar a ansiedade: consomem 75% de sue tempo descansando, nos observando, energizando - se para atravessar os perigos da noite e os desafios da luta pela sobrevivência. Sua competência é tamanha que a perpetuação da espécie por outros milhões de anos está mais do que assegurada. “ É impossível exterminá-las do planeta “, “ Qualquer medida que tomarmos é apenas para controle, é o máximo que conseguimos fazer. ” 

O desenvolvimento das baratas é feito por metamorfose ( transformação ) gradual com três estágios diferentes: Ovo, ninfa, adulto.
Ovo: Os ovos das baratas encontram- se dentro de uma câmara denominada ooteca, que pode ou não ser carregada pela fêmea até o momento da eclosão.
Ninfa: É o período compreendido entre a eclosão dos ovos e o estágio adulto, onde ocorre todo o crescimento do inseto, subdividido de seis a treze trocas de peles, denominadas ecdises.
Adulto: Estágio caracterizado pela maturidade sexual e pela presença de asas completas.

As baratas geralmente desenvolvem- se em locais quentes e úmidos, podendo viver vários dias sem se alimentar, porém nunca sem água. A simples condensação de vapor serve como fonte de água, e os habitats em que são encontradas, refletem a sua origem tropical. Nutrem – se de todo tipo de alimento usado pelo homem e animais domésticos, assim como resíduos biológicos, lixo e esgotos. Podem ser encontradas em qualquer lugar onde o homem guarda e prepara alimentos. As baratas são mais que um incômodo, pois contaminam os alimentos e ambientes do homem. A associação delas com o lixo, esgoto e material em decomposição as coloca em contato direto com microorganismos, trazendo como conseqüência sérios riscos de contaminação e doenças ao homem. Como:

  • Gastro enterite, conjuntivite, intoxicação alimentar, gangrena gasosa, diarréia, pneumonia, lepra, salmonelose, disenteria, parasitose, giardíase, amebíase, paralisia, etc. Estes patógenos podem ser transportados aderidos ao corpo ou no trato digestivo das baratas até nossos alimentos e utensílios.

As baratas possuem alguns fatores de curiosidade, tais como:

  • As baratas tem exoesqueleto, ou seja, o esqueleto é externo, por isso necessitam de umidade para se locomover, esses exoesqueletos vão sendo trocados conforme as baratas vão crescendo. A umidade ajuda na hidratação do exoesqueleto, fato que, não deixa a barata desidratar por fora.  Imagine uma armadura enferrujada, é como uma barata se umidade.

  • A performance atlética de uma barata deixa qualquer triatleta no chinelo. Elas são capazes de correr a 150 Km/h, fazer 25 desvios por segundo, ressuscitar depois de terem sido congeladas vivas,

  • Estão preparadas para resistir a explosões atômicas, 40 dias sem comida, 7 dias sem água e 40 minutos sem respirar. 

  • As baratas brancas são as que estão fazendo a troca de exoesqueleto.

  • As baratas têm sensibilidade a produtos químicos, ou seja, elas percebem se o ambiente esta infectado com produto prejudicial a elas. No caso da Blatella germenica, ela consegue ficar sem comer e beber por vários dias.

  • No período de ninfa é fácil confundir as espécies, e nesse período também, as baratas podem  entrar em qualquer fresta em função de seu pequeno tamanho.

  • A Blatella germanica por carregar sua ooteca ( bolsa de ovos) ate o momento da eclosão, pode infestar áreas não tratadas, pois leva essa ooteca para um lugar protegido.  

Dentre as várias espécies de baratas existentes, destacam-se 02 em São Paulo e em boa parte do Brasil : 1ª Blatella germanica ( Paulistinha / francesinha ) e 2ª Periplaneta americana ( Barata de esgoto) .

Blatella germanica (Baratas Francesinha                                                                               

baratas

A Blatella germanica adulta mede de 1,5 a 2 cm e tem uma coloração de caramelo com duas faixas escuras no tórax, suas asas são menores que o comprimento do abdômen. Blatella germânica ou popularmente chamada de barata de cozinha vive em lugares quentes e secos, tais como:

 

Sala – Atrás e dentro de estantes, caixas fechadas, guarnição de portas, em baixo de sofás e áreas elétricas .
Quarto – Armários, gavetas, caixas fechadas, guarnição de portas, moveis tubulares e                                             áreas elétricas.
Banheiro – Em baixo do gabinete da pia, frestas do azulejo, ralos, guarnição de portas e áreas elétricas.
Quintal e área externa – Esgotos, caixas fechadas, caixas da sabesp, gás e áreas elétricas.
Despensa residencial – Estantes, prateleiras, caixas fechadas, guarnição de portas e áreas elétricas.
Despensa industrial – Estantes, prateleiras, balanças, motores e caixas fechadas.
Cozinha residencial – Armários, em baixo do gabinete da pia, atrás do motor da geladeira, frestas do azulejo, caixas fechadas, guarnições de portas, rachaduras, em baixo de mesas e cadeiras
Cozinha industrial – Em baixo e em cima de todas as pias e balcões, estantes e prateleiras, áreas de lavagem de utensílios alimentício, frestas de azulejo, fogão industrial, coifa industrial, motores em geral, guarnições de portas e janelas, esquadrias de alumínio.
Supermercado/ Padaria – Em todas as gôndolas, balanças, seções, cozinhas e área de preparo.  
Área administrativa – Em todos os biombos (divisórias), salas de reuniões, recepção, caixas, computadores e etc. 

 

Periplaneta americana (Baratas de Esgoto)

baratas

A Periplaneta americana mede de 3 a 4 cm e tem uma coloração castanho escuro, suas asas são maiores que o comprimento do abdômen. A Periplaneta americana necessita de muita umidade, em função do exoesqueleto, ou seja, o esqueleto externo necessita de umidade para não ressecar. A Periplaneta americana ou popularmente chamada de barata de esgoto vive em lugares quentes e úmidos Lugares externos.

 

 

Esgoto – Ralos e fossas
Área externa industrial – esgotos.
Quintal– Esgotos, caixas da sabesp e gás .
Porem pode-se encontrar em áreas internas
Sala – Atrás e dentro de estantes.
Quarto – Armários, gavetas e moveis tubulares.
Banheiro – Em baixo do gabinete da pia, frestas do azulejo, ralos e guarnição de portas .
Despensa residencial – Estantes, prateleiras e caixas fechadas.
Despensa industrial – Estantes, prateleiras, balanças, motores de  geladeiras e caixas fechadas.
Cozinha residencial – Armários, em baixo do gabinete da pia( perto do cano ), frestas de azulejo, caixas fechadas e esquadrias de alumínio.
Cozinha industrial – Em baixo e em cima de todas as pias e balcões, estantes e prateleiras, áreas de lavagem de utensílios alimentício, frestas de azulejo, fogão industrial, coifa industrial, guarnições de portas e janelas e esquadrias de alumínio.
Supermercado/ Padaria – Em todas as gôndolas, balanças, seções, cozinhas e área de preparo.  
Área administrativa – Em todos os biombos (divisórias), salas de reuniões, recepção.

Tabela Comparativa (baratas)

  • Baratas de Esgoto

  • Temperatura preferida: 33º C

  • Período de incubação dos ovos nas ootecas:  29 – 58 dias

  • Ovos por ootecas: em média 14 –28

  • Duração do estágio de ninfa: 23 semanas

  • Tempo de vida da fêmea adulta:  15 – 81 semanas

  • N º de descendentes por ano: aproximadamente 800

Como Dedetizar ? Clique

 

  • Baratas Francesinha

  • Temperatura preferida: 33º C

  • Período de incubação dos ovos nas ootecas: 17 – 35 dias

  • Ovos por ootecas: em média de 30 – 50

  • Duração do estágio de ninfa: 6 – 32 semanas

  • Tempo de vida da fêmea adulta: 14 – 26 semanas

  • N º de descendentes por ano : Aproximadamente 20.000

Como Dedetizar ? Clique

 

 

Central de Atendimento - Ligue Grátis - 0800.701.4022 | Central de Vendas - (21) 2504-5525 | Reclamações - sac@tamandua.com.br

Horário do Atendimento via Telefone ou Chat : Segunda à Sexta das 8:00 hs às 18:00 hs / Sábado das 8:00 hs às 12:00 hs - exceto feriados

Avenida Paulo de Frontin, 600 - Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ - 20261-240

 

 

 

facebook  twitter  inea